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QUEM SOMOS

“Um professor/pedagogo é aquele que é capaz de ensinar o Aluno que não está a compreender. É o único elemento capaz de ajudar o Aluno.” É com base nesta premissa que o Eng.º Rui Rosa Pires, como pai, educador e professor, e com formação universitária para além da liceniatura, desenvolveu e criou a metodologia de ensino MATHNIVERSITY, marca Portuguesa de ensino da Matemática, registada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Queremos criar fundações fortes e consistentes para sustentar o projecto educativo MATHNIVERSITY em Portugal.

Temos por lema Promover o Sucesso do Aluno na Matemática.

Entendemos a definição de Promover como: criar nos Alunos o gosto pela matemática; trabalhamos a favor do seu sucesso na disciplina de Matemática; fomentamos a sua progressão ao longo dos anos escolares; queremos impulsionar a alegria do Aluno na Matemática; motivamos e desenvolvemos as suas competências no domínio da Matemática.

No projecto educativo Mathniversity identificamo-nos totalmente conforme trecho introdutório do Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Essenciais para a disciplina de Matemática, do Ministério da Educação Português, vide página 57 (documento com 227 páginas).

A matemática constitui um património cultural da humanidade e um modo de pensar. A sua apropriação é um direito de todos. Todas as crianças e jovens devem ter possibilidade de:

  • Contactar, a um nível apropriado, com as ideias e os métodos fundamentais da matemática e apreciar o seu valor e a sua natureza; 
  • Desenvolver a capacidade de usar a matemática para analisar e resolver situações problemáticas, para raciocinar e comunicar, assim como a auto-confiança necessária para fazê-lo.

Ser matematicamente competente envolve hoje, de forma integrada, um conjunto de atitudes, de capacidades e de conhecimentos relativos à matemática. Esta competência matemática que todos devem desenvolver, no seu percurso ao longo da educação básica, inclui:

  • A predisposição para raciocinar matematicamente, isto é, para explorar situações problemáticas, procurar regularidades, fazer e testar conjecturas, formular generalizações, pensar de maneira lógica;
  • O gosto e a confiança pessoal em realizar actividades intelectuais que envolvam raciocínio matemático e a concepção de que a validade de uma afirmação está relacionada com a consistência da argumentação lógica, e não com alguma autoridade exterior;
  • A aptidão para discutir com outros e comunicar descobertas e ideias matemáticas através do uso de uma linguagem escrita e oral, não ambígua e adequada à situação em causa;
  • A compreensão das noções de conjetura, teorema e demonstração, assm como das consequências do uso de diferentes definições;
  • A predisposição para procurar entender a estrutura de um problema e a aptidão para desenvolver processos de resolução, assim como para analisar os erros cometidos e ensaiar estratégias alternativas;
  • A aptidão para decidir sobre a razoabilidade de um resultado e de usar, consoante os casos, o cálculo mental, os algoritmos de papel e lápis ou os instrumentos tecnológicos;
  • A tendência para procurar ver e apreciar a estrutura abstrata que está presente numa situação, seja ela relativa a problemas do dia-a-dia, à natureza ou à arte, envolva ela elementos numéricos, geométricos ou ambos;
  • A tendência para usar a matemática, em combinação com outros saberes, na compreensão de situações da realidade, bem como o sentido crítico relativamente à utilização de procedimentos e resultados matemáticos.

Somos MATHNIVERSITY. Queremos uma Matemática para todos.

A navegação ao longo do site permitirá o mais preciso entendimento de Quem Somos, de facto, e o que pretendemos construir em Portugal no domínio do ensino da Matemática.